22 abril 2011

Folar folhado em rosas

Páscoa é sinónimo de folar cá em casa. Se for folhado ainda melhor. A tradição mandava comprá-lo mas desde que o fiz pela primeira vez em casa que todos os anos repito a dose. Fui melhorando a receita com base em algumas experiências e esta versão é, para já, a que mais gosto. Experimentem e depois dêm-me a vossa opinião. : )

Uma doce e santa Páscoa para vós!

Photobucket


Folar folhado em rosas

Ingredientes (para 1 folar como o da foto): 560g de farinha sem fermento, 25g de fermento fresco, sumo de 1 laranja, 75ml de leite amornado, 35g de banha derretida, 85g de manteiga derretida, 1/2 cálice de aguardente, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de erva-doce em pó, 1 colher de chá de canela, 1 ovo pequeno, 1 pitada de sal

Ingredientes para folhar: manteiga derretida, mel, açúcar amarelo, canela em pó

(T): Coloque a farinha e o sal num recipiente fundo e abra uma cavidade no centro. Desfaça o fermento no leite morno e coloque-o nessa cavidade. Junte o açúcar, a erva-doce, a canela, as gorduras, o ovo, o sumo de laranja e a aguardente. Retire a farinha da periferia para o centro e amasse muito bem até obter uma massa macia. Coloque-a num recipiente, cubra com um pano e deixe levedar até dobrar o volume.

Retire a massa para uma superfície enfarinhada e divida-a em 10 porções do mesmo peso. Estique uma de cada vez com ajuda do rolo (deverá ficar bem fina) até obter rectângulos (aproximadamente 8x24cm). Pincele com a manteiga derretida, polvilhe abundantemente com o açúcar amarelo e a canela em pó. Por fim regue com o mel (1 colher de sopa bem cheia) e enrole como se fosse uma torta. Proceda da mesma forma com as restantes porções de massa. Numa forma redonda (21cm) forrada com papel vegetal e untada com manteiga, disponha três rosas no centro e as restantes em volta. Deixe algum espaço entre elas para que possam crescer no segundo processo de levedação. Tape a forma com um pano e deixe levedar novamente até dobrar o volume.
Coloque umas nozes de manteiga sobre as rosas, polvilhe com um pouco de açúcar amarelo e canela e leve ao forno pré-aquecido a 190º durante aproximadamente 30-40 minutos. Se verificar que o topo começa a queimar cubra a forma com papel de alumínio.
Desenforme depois de frio.

Para preparação na máquina de fazer pão:
(mfp):
Coloque a farinha e o sal na cuba da máquina e abra uma cavidade no centro. Desfaça o fermento no leite morno e coloque-o nessa cavidade. Junte o açúcar, a erva-doce, as gorduras, o ovo, o sumo de laranja e a aguardente. Inicie o programa amassar. Deixe o programa seguir até ao final (levedação incluída).




Photobucket



Notas:O folar é o doce típico da Páscoa da região do Algarve. Existem dois tipos de folar, um folar mais seco feito a partir da massa de pão e o folar de folha ou folar folhado.

11 comentários:

  1. Acredito que o folar esteja muito bom. As fotografias estão um mimo. Parabéns! Beijinho e boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  2. Feliz Pascoa..
    Este ano cá em casa o bolo finto chegou por correio, não houve tempo para os fazer :(

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Excelente este folar! Bem aromático e nada enfadonho como o tradicional! :)

    Uma boa Páscoa querida!*

    ResponderEliminar
  4. E que bem que ele ficava agora na minha mesa para o lanche. Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  5. O teu folar tem um aspecto delicioso. Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  6. Lindas fotos, saboroso folar.
    Falo por experiencia, fiz a receita e fica realmente um folar delicioso.
    Vivo no UK e foi a maneira poder de matar as saudades do folar que mais gosto, o Algarvio.
    Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  7. Margarida,
    Este também tenho que experimentar, basta olhar para a foto para saber que gosto dele :)
    Espero que tenhas tido uma boa Páscoa. Um grande beijinho para todos

    ResponderEliminar
  8. Folar folhado! Para o ano não me escapa. Se eu gosto de folar, folhado então...deve ser divinal. Parabéns pelo coelhinho, muitas felicidades. Faz anos no mesmo dia que eu, vai de certeza ser um bom menino :). Parabéns pelo blogue, de vez em quando tenho vindo cá espreitar e hoje não resisti a comentar.

    Há um livro que comprei para mim, para cozinhar para a minha bébé quando ela introduziu os alimentos há dois meses, ela agora tem 8 meses. O livro chama-se 1,2,3 uma colher de cada vez. Muito bom.

    felicidades

    ResponderEliminar
  9. um folar sem dúvida diferente ao que estou habituada! :)
    óptima sugestão!

    ResponderEliminar
  10. Olá!

    Que maravilha! Fiquei muito tentada a fazer!

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Ficou maravilhoso. Hei-de experimentar.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!