15 julho 2008

Doce de Tomate


Na familia sempre houve a tradição do cultivo de pequenas hortas que trazem às nossas refeições os legumes perfumados e tenros acabados de colher pelo avô, pelo tio e, agora, pelos sogros. Todos os anos me lembro, por esta altura, de ver a minha mãe chegar a casa carregada de tomates maduros vindos da horta do meu avô, que acabavam em tomatada ou tomates com ovos. Eu confesso que não gosto e prefiro dar-lhes outro fim. Este ano, com a Bimby, a confecção dos doces e das marmeladas que costumo fazer na altura de maior abundância de certos frutos, torna-se bem mais fácil e prática. Hoje fiz o primeiro doce de tomate deste ano, do qual vos deixo a receita.

Igredientes: 1kg de tomates já pelados e sem graínhas 800gr de açúcar casca de 1/2 limão 2 paus de canela 1 carvinhos (opcional)

Depois de pelar e retirar as sementes ao tomate, corte-o em quartos e deixo-o a escorrer durante 1 ou 2 horas.

(B): Coloque o tomate e o açúcar no copo da Bimby e triture durante 10 seg na vel 6.

Junte os paus de canela, a casca de limão e o cravinho e programe 20 min, temp 100º, vel 2 (se começar a salpicar reduza a velocidade para 1 ou até mesmo colher). No final do tempo, retire o copinho do bucal, coloque o cesto cima da tampa (para evitar salpicos) e programe mais 20 minutos, na temperatura varoma e na velocidade 1.

(T): Numa panela alta junte o tomate e o açúcar e passe uns segundos com a varinha mágica para ajudar a desfazer o tomate. Junte os paus de canela, a casca de limão e os cravinhos e leve ao lume, mexendo frequentemente, até obter a consistência desejada (cerca de 40 minutos).

Guarde o doce em frascos esterilizados (escaldados em água a ferver) e secos, enchendo-os até 1cm dos bordos. Limpe o excesso que possa cair na boca do frasco, enrosque a tampa e vire-os imediatamente de boca para baixo até o doce arrefecer.

7 comentários:

  1. Olá Margarida é a samma, gosto de te ver por aqui, vou já guardar-te... mil beijos

    ResponderEliminar
  2. Como não consigo deixar mensagem no "... é hoje" deixo mesmo aqui ......

    Muito boa sorte para o teu novo projecto (já ganho ....) serei visita assídua ...... se não comentar acredita que ando por cá .... assim como passeio pelo outro teu projecto vendedor.....

    Parabéns amiga está lindo e tu tens o poder das palavras ..... adorei ler as mensagens ..... além de ver as receitinhas .....

    Bjs Bjs Bjs .... Carocas

    ResponderEliminar
  3. ADORO o teu blog!

    Fizeste muito bem em "abrir ao público" pois nunca há demasiada partilha!

    Muitos parabéns miga!

    ***

    ResponderEliminar
  4. Margarida, quero desejar-te a maior das felicidades neste teu novo blog.
    Visito o teu outro blog sempre que posso e pareces andar um pouco desmotivada... espero que animes rapidamente e que tudo volte ao normal. A maternidade, apesar de ser uma das melhores coisas que pode acontecer a uma mulher, nem sempre é algo fácil... coragem, está bem?
    Parabéns pela estética do blog, está muito convidativo!

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz este doce, que me faz viajar até à infância........
    bjs

    ResponderEliminar
  6. No Brasil, só vi vender doce de tomate da serra gaúcha (RS). Bom demais!
    bjo,
    Nina.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todas pelas vossas palavras amigas e motivantes!
    Prometo trazer muitas coisinhas boas para partilhar convosco. Afinal é por todos vós que cá estou..
    Bjs grandes

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
Thank you for your comment!